domingo, 7 de junho de 2009

Titãs embrulhados para a venda em Sacos Plásticos

Esqueça que os Titãs são sobreviventes da geração responsável pelo boom do rock brasileiro nos anos 1980 e têm diversos clássicos no currículo. Ignore também a fama do produtor e businessman Rick Bonadio (o mesmo de NX Zero e CPM 22) de pasteurizar a sonoridade dos artistas com quem trabalha.
Só assim, desarmado de preconceitos e disposto a ouvir novidades, é possível descobrir as virtudes do recém-lançado CD da trupe titânica, "Sacos Plásticos" (Universal, R$ 25, em média). Primeiro disco de inéditas desde "Como Estão Vocês?" (2003), o álbum mostra uma banda relaxada, capaz de brincar com a própria imagem e reciclar referências, sem o peso nos ombros que 27 anos de carreira poderiam conferir.
"A música pop vive na fronteira entre o puro objeto de consumo e a obra de arte. Há um pouco de autoironia em chamar o disco de "Sacos Plásticos", que são símbolos do consumismo desregrado, da degradação ambiental e da transformação do ser humano em coisa", define o cantor, compositor e tecladista Sérgio Britto.
Sob a batuta de Bonadio, que criou programações eletrônicas e tocou instrumentos em diversas faixas, o quinteto paulistano não virou um grupo de emos de meia-idade ou rasgou a identidade musical. "As pessoas têm certa prevenção em relação a ele, não sei bem o porquê. O produtor colabora, mas o artista é o maior responsável pelo que faz", afirma Britto.
Autor mais prolífico da história dos Titãs, Britto assina, sozinho ou em parceria, nove das 14 faixas de "Sacos Plásticos". Entre as criações do tecladista, que também produziu o projeto gráfico do CD, está a balada "Deixa Eu Sangrar", um dos trunfos do repertório, sustentado pelo arranjo de cordas de Eric Silver.
"As pessoas fazem uma leitura rápida e pensam que é uma canção de perda amorosa, mas fiz em homenagem à minha mãe, que morreu em 2007", conta.


RESGATE E ACERTOS - Em "Sacos Plásticos", Paulo Miklos e Branco Mello assumiram a guitarra e o baixo, respectivamente. "Foi um grande resgate da nossa maneira de fazer música e a primeira vez que eu gravei guitarra. Me lembrei muito do Marcelo (Marcelo Fromer, guitarrista da formação original morto após atropelamento, em 2001)", revela Miklos. Guitarrista estreante, mas compositor tarimbado, ele escreveu o primeiro single, a grudenta "Antes de Você", inserida na trilha da novela global "Caras & Bocas".
No cômputo final, há mais acertos que erros no mais recente trabalho dos veteranos. Os riffs básicos e vigorosos estão presentes em boas composições como "Deixa Eu Entrar", de Tony Belloto, Britto e Andreas Kisser, do Sepultura.
Há momentos menos inspirados, em que o exagero de batidas eletrônicas esconde as guitarras, caso de "Múmias e Amor por Dinheiro", a mais ousada do disco. Mas, se não conseguem competir com a própria obra e passam longe da inventividade dos tempos de "Cabeça Dinossauro" (1986), é fato que os Titãs continuam acima da média entre os roqueiros do primeiro escalão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário