sexta-feira, 27 de março de 2009

Retrato em Tye-die (A Serra do Mar é a fronteira do Japão)

Quando eu era criança, acreditava que o Japão ficava atrás da Serra do Mar. É claro que não tinha esse raciocínio naquela época, mas, olhando em retrospecto, consigo entender a geografia delirante da minha infância.
Cresci em Cubatão e, no bairro onde eu morava, essa cadeia montanhosa era o ponto mais distante que a vista poderia alcançar. Logo, fazia todo sentido dizer que, se o mundo terminava ali, o solo nipônico ficava exatamente do outro lado.
Já acreditei que qualquer um podia escrever em japonês, bastava caprichar nos traços. Para mim, era certo (como dois e dois são cinco) que as pessoas nasciam com um nome que, assim como a personalidade do indivíduo, era alterado com o passar dos anos.
Na minha cabeça, cada um seria uma espécie de Pokémon, que mudaria a cada fase evolutiva. Esse outro devaneio também não deixa de ter certo sentido ("A única certeza da vida é a mudança")
A lista das minhas sandices infantis é extensa (os mais ferinos podem até comentar que ela explica muita coisa...). Durante um tempo, pensei que, no passado, todos viviam em preto-e-branco. Tinha absoluta convicção de que era possível ultrapassar a idade dos meus amigos e me tornar mais velho, com um pouquinho de esforço.
Houve época em que eu poderia ter apostado com qualquer um que o Elton John, o John Lennon, a Olivia Newton-John e o John Travolta eram primos.
Não conta pra ninguém, mas, em algum lugar, distraído como só ele consegue ser, acho que esse menino ainda existe.

Um comentário: